Fringe Science no Mundo Real


Não há fã de Fringe que ainda não tenha decorado a melodia da música de abertura. Mas além da melodia, a abertura também mostra algumas palavras como precognição, animação suspensa e matéria negra. Você sabe o que essas palavras significam? E o mais importante, você sabe como essas palavras são inseridas na ciência real?

Psicocinesia

O que é: É a habilidade de mover e/ou afetar objetos físicos usando apenas o poder da mente.

Na nossa realidade: Teoricamente, a psicocinese (ou telecinese) pode se manifestar em qualquer pessoa. Todos possuem faculdades parapsicológicas, mas poucos a desenvolvem. No entanto, a maioria dos parapsicólogos afirmam que tais fenômenos seriam espontâneos, involuntários e incontroláveis, diferente de Prue (Charmed) ou Sylar (Heroes).

Alguns cientistas já tentaram e ainda tentam provar que existem pessoas com essa capacidade, como o cientista Garret Moddel, mas nada conclusivo.

O que é conclusivo é uma nova tecnologia que pode tornar as pessoas eletronicamente telecinéticas. O projeto é um capacete com eletrodos capaz de captar ondas cerebrais.

Teletransporte

O que é: É a transferência de um objeto de um lugar para outro, de maneira rápida e sem precisar percorrer o caminho normal.

Na nossa realidade: O teletransporte já se tornou algo real. Não como acontecia com o comandante Kirk (Star Trek), mas com fótons e átomos.

Em 1998, físicos do Caltech (California Institute of Technology) junto com dois grupos europeus, conseguiram teleportar uma partícula de energia que carrega luz, o fóton.

No começo desse ano, outro grupo de pesquisadores norte-americanos (Universidade de Maryland) teve sucesso em transmitir pela primeira vez, um átomo por um metro.

Então isso quer dizer que em pouco tempo o novo meio de transporte será o teletransporte? Na verdade não. Para chegar no ponto de Star Treck, existe um longo caminho a ser percorrido. Mesmo se os pesquisadores desenvolverem a capacidade de teletransportar um ser humano a vários metros, isso ainda gera um problema maior.

Ao ser teleportado, é criada uma cópia identica do objeto no ponto B, destruindo o original no ponto A. Se nós fossemos os teletransportados, o que estaria andando pelas cidades seriam nossos clones, pois o original seria destruído.

Teoria da conspiração: Assim como Roswell e o Projeto Montauk, existe relatos de uma experiência chamada Projeto Filadélfia, em que o próprio Albert Einstein estaria envolvido, em 1943. O propósito era fazer uma aplicação prática da Teoria dos Campos Unificados e do Eletromagnetismo, ou seja, tornar um porta-aviões invisível. Ao ser exposto a potentes geradores eletromagnéticos, o navio supostamente foi teleportado para um porto distante daquele local. O resultado foi que ao reaparecer, alguns tripulantes se dissolveram no ar, outros ficaram loucos, e uma parte estava fundida ao metal do navio.

Nanotecnologia

O que é: É o uso de átomos para a construção de estruturas e novos materiais.

Na nossa realidade: Diversas áreas como a medicina, química e biologia estão associadas com essa nova tecnologia. Ela foi criada no Japão, e já se mostra promissora mesmo em seus primeiros passos, como na produção de biomateriais, chips e nanocompósitos.

Um exemplo do que a nanotecnologia pode ser capaz no futuro é um aparelho parecido com um microondas. No painel de comando terá botões com objetos desejados, seja ele um par de sapatos, um computador ou uma pizza. Ao apertar o botão, os átomos começarão a se multiplicar e se transformar no objeto, e assim, o par de sapatos pode estar pronto em dois minutos.

Essa tecnologia terá benefícios em várias áreas, como nas construções (rodovias ou túneis se autoconstruindo), na alimentação (recriar alimentos a partir do ar e de alguns resíduos), na medicina (nanorobôs capazes de destruir agentes infecciosos ou mesmo reparar o DNA danificado), na ecologia (a limpeza de todo o lixo acumulado no planeta), no espaço (fabricação de foguetes e estações orbitais e até permitir a habitação de outros planetas) e até em algo que Mulder e Scully poderiam investigar, chamado “Utility Fog” (nanorobôs que ficam no ar e obedecem a ordens, como trazer o controle remoto da televisão que está distante de você em um armário).

Infelizmente, toda essa pesquisa pode ser usada também no armamento de um país. Podem ser criados milhões de mínusculos robôs voadores capazes de se infiltrar em qualquer ambiente e nanovírus capazes de fazer um estrago inimaginável.

Inteligência Artificial

O que é: É uma área que busca desenvolver métodos ou dispositivos que tornem sistemas computacionais capazes de simular ou possuir a capacidade humana de pensar e resolver problemas.

Na nossa realidade: Existem programas que possuem certo nível de inteligência, como A.L.I.C.E e Allan – alguns chatterbots (programa que responde a perguntas como se fosse um humano); ELIZA (programa que simula um psicoterapeuta) e outro que aprende ao ler textos e jornais públicos, o Córtex.

No entanto, ainda não foi criado (ou anunciado) nenhum programa com total inteligência artificial. Isso implicaria em várias questões éticas e conseqüências, que são tratadas em alguns filmes como Eu, RobôControle Absoluto.

Precognição

O que é: É a habilidade de saber alguma informação do futuro.

Na nossa realidade: Há muito tempo essa habilidade vem sendo estudada, e vários psíquicos já comprovaram que é real se submetendo a experimentos científicos.

De acordo com uma teoria da relatividade, o futuro é algo certo, algo que já está impresso. Por isso não seria impossível acreditar que houvesse alguma habilidade que permitisse que uma pessoa desse uma olhada no futuro.

O que de fato existe são pessoas chamadas de sensitivas, que por meio de sonhos ou de objetos, saibam de um fato que aconteceu ou que vai acontecer. Uma delas é a americana Noreen Renier, que já ajudou a polícia em mais de 600 casos. Outro caso é de Allison Dubois, psíquica americana que inspirou a série Medium.

Cibernética

O que é: Estudo do sistema de controle e de comunicação nas máquinas e nos organismos vivos.

Na nossa realidade: As idéias sobre a cibernética começaram a surgir durante os anos 40. Seu princípio é de ter um objetivo e agir de acordo para atigir esses objetivos. Estudos nessa área permitiram novas idéias, como a de retroação, na qual a casualidade vira circular (A age sobre B que age novamente sobre A).

Vários países fizeram uso dessa ciência para planejar suas economias, como a França, EUA e Chile. Também a antiga URSS, que desenvolveu as perguntas “quem produz?”, “quanto produz” e “para quem produz”.

Animação Suspensa

O que é: É uma técnica em que o corpo de um organismo vivo é esfriado até que suas funções vitais parem de funcionar, e depois retorne a vida sem nenhum tipo de danos.

Na nossa realidade: Em 2006, cientistas norte-americanos fizeram um experimento com porcos, simulando um episódio grave que poderia acontecer com seres humanos na mesa de cirurgia. A temperatura corpórea dos porcos foi reduzida até 10ºC com uma solução salina fria, durante vinte minutos.

No ano passado, pesquisadores de Massachusetts induziram ratos a animação suspensa durante vários minutos usando sulfeto de hidrogênio.

Enquanto o homem ainda pesquisa essa técnica, a natureza tem a usado por muito tempo.

Em 2001, no Canadá, um bebê de um ano engatinhou para fora de casa em uma noite que fazia 0ºC. Sua mãe a encontrou duas horas depois, congelada e sem sinais vitais. Quando chegou ao hospital, foi aquecida e ressuscitada, sem qualquer seqüela do acidente.

Já em 2006, foi um homem de 35 anos que congelou durante uma escalada de uma montanha gelada nos arredores do Japão. Ele foi resgatado 24 horas depois e considerado morto por não possuir algum sinal vital, mas ao chegar ao hospital, ele simplesmente acordou, novamente sem nenhuma seqüela.

E esses são apenas dois exemplos. Todas essas pesquisas fazem que em um futuro talvez não tão distante essa técnica possa ser usada em hospitais e no espaço (a Agência Espacial Européia pretende viabilizar tal técnica para uma viajem até Marte prevista para 2030). Atualmente existem algumas indústrias que oferecem uma criogenização após a morte, caso uma cura seja criada para a doença que o matou. Isso não lembra Vanilla Sky?

Matéria Negra

O que é: É a matéria que representa em torno de 90% do universo e é responsável pela gravidade necessária para mantê-lo unido. Os outros 10% são a matéria normal, que podemos ver e tocar.

Na nossa realidade: Durante muito tempo, a matéria negra (ou matéria escura) não passou de uma teoria, mas em 2006, cientistas norte-americanos conseguiram provar sua existência.

Tal matéria pode ser importante no destino do universo. Observações recentes mostram que o universo está aumentando, o que sugere a possibilidade que todas as galáxias se afastarão uma da outra, tornando o universo frio e escuro.

Transmogrificação

O que é: Capacidade de um ser humano se transformar em outra forma.

Na nossa realidade: Existem várias lendas indígenas e urbanas falando sobre homens e mulheres que se transformam em lobos, cobras ou qualquer tipo de animal. No entanto, a ciência acha impossível que algo desse gênero realmente possa acontecer. Por isso, o mais perto que chegaremos de ver um metamorfo será assistindo a True Blood.


Fontes: Wikipédia, Folha Online, Biblioteca LQES de Nanotecnologia, Superinteressante, HowStuffWorks, Terra notícias, Wired Science, G1 – Globo.com, Juris – Tendências 21, Teoriadaconspiração.com, Dominiosfantasticos.com

Anúncios

One Response to Fringe Science no Mundo Real

  1. diego leal disse:

    bom texto,vale elmbrar que a ficção cientifica muitas vezes é a responsavel por varios avanços cientificos,plantam a ideia na cabeça das pessoas e algumas ficam se perguntando “e se isso for possivel”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: