Séries para Leigos: Absolutely Fabulous

Jennifer Saunders e Dawn French se conheceram durante a faculdade. Elas passaram de estudantes brincalhonas a grandes comediantes com a consolidação do programa French & Saunders. O seriado consistia em vários quadros, fazendo paródia de filmes, cantores e a cultura pop em geral. Saunders escreveu um sketch chamado Modern Mother and Daughter para a terceira temporada do programa, o qual alguns anos mais  tarde viraria uma série com status cultAbsolutely Fabulous segue a trama do quadro original: uma mãe que nunca se recuperou dos anos 60 altamente dependente de sua filha careta. A roteirista adicionou então uma amiga que não funciona sem cigarros, álcool e drogas, fechando o trio principal da série. Dawn French e Jennifer Saunders seguiram então caminhos independentes. Ab Fab estreou em 1992 e seguiu com três temporadas até 1995. Em 1996, foram lançados dois episódios especiais de uma hora de duração, sendo considerados o final da história. No entanto, Saunders conseguiu reviver o programa em 2001, depois de escrever uma trama com personagens alternativos para o elenco. Mirror Ball seria uma nova série, mas acabou virando apenas um episódio extra, dando sequência a mais duas temporadas e três especiais de Absolutely Fabulous.

Numa época em que a sociedade estava cansada de seguir padrões e manter sua moralidade,  a série chegou como um protesto tendo duas protagonistas politicamente incorretas. Pelos diálogos sarcásticos, abusos verbais, egocentrismo exacerbado e o fato de Eddie (Jennifer Saunders) e Patsy (Joana Lumley) serem grandes nomes no mundo fashion (Eddie tem uma agência de relações públicas e Patsy é editora de uma revista de moda), a sitcom foi muito bem recebida na Inglaterra e em vários outros países, tendo como convidados especiais personalidades como Naomi Campbell, Jean-Paul Gaultier, Twiggy, Emma Bunton e Helena Bonham Carter. Devido ao sucesso do programa, um filme francês foi realizado em 2001 como um remake independente. Também houveram projetos para se desenvolver uma versão americana, a qual nunca chegou ao ar. Enquanto isso, a versão original foi votada como a 17ª melhor série britânica, e o episódio piloto “Fashion” entrou em 47º lugar na lista dos 100 melhores episódios de todos os tempos da TV Guide. Uma curiosidade é que o local onde fica a cozinha da casa de Eddie é usado para gravar as cenas da loja de brinquedos de Miranda.

A criadora de Absolutely Fabulous havia afirmado em 2004 que o seriado não teria continuidade. Mas, pela segunda vez, Saunders mudou de ideia anunciando  a produção de três novos especiais comemorando os 20 anos da atração. Os dois primeiros serão exibidos pela BBC no dia 25 de dezembro, contando com todo o elenco original. O terceiro deve ser transmitido durante as Olimpíadas. Uma característica interessante dos novos episódios será a implementação da tecnologia atual, incluindo iPads, tweets e vlogs. Um preview do especial de Natal pode ser visto aqui. As séries britânicas possuem temporadas curtas, mas podem percorrer décadas. Os fãs de Veronica Mars choram e torcem por um filme, enquanto os fanáticos por Ab Fab ou Doctor Who nunca perdem a esperança de ganhar uma nova temporada anos depois da mesma ser cancelada. Esse definitivamente é um ponto positivo da TV britânica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: