BBC HD chega na TV a cabo

O Serial Cookies foi convidado para o evento de lançamento do canal BBC HD em São Paulo na semana passada. A apresentação contou com a presidente da BBC Worldwide Jana Bennett e o produtor executivo Tim Scoones, além do diretor de programação da Net Serviços, Fernando Magalhães. O objetivo do encontro era divulgar os programas que fazem parte da primeira grade de atrações do canal e falar sobre o que o público pode esperar nos próximos meses.

Fernando explica que o propósito de trazer a BBC para a Net é diversificar a programação, uma vez que o canal não é focado em notícias, mas entretenimento em geral. Ele então passa a palavra para Jana, que se mostra animada com a parceria tanto no nível profissional quanto em sua vida privada, já que sua filha mora aqui e ela está sempre viajando para o país. Ela é responsável pela programação do mundo todo, e foi logo dizendo que gostaria de fazer uma grade especial para o Brasil. A presidente afirma que o lançamento do canal representa uma progressão nacional para a Inglaterra, que pretende manter uma ótima relação com o Brasil. Nosso país tem sido um dos maiores mercados de televisão em crescimento, e está chamando atenção ao ser o anfitrião da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 (ela brinca que a relação entre os dois países é concretizada com a tocha olímpica sendo passada para nós).

Na Inglaterra, a BBC possuí vários canais, com diferentes público-alvos. Como no Brasil só será lançado um, eles farão o máximo para conseguir alcançar a maior parte da audiência possível, com documentários, reality shows, dramas, programação infantil e musical e eventos mundiais. Para ajudar a melhorar esse resultado, o canal será o primeiro a oferecer o serviço on demand, com uma grande seleção de entretenimento para assistir a qualquer hora (desde programas do canal infantil CBeebies até séries adultas como Sherlock e Wallander). O serviço será disponibilizado em Junho, e trará alguns acontecimentos com exibições sincronizadas.

A estreia do canal também coincide com o chamado London Calling, uma temporada de eventos celebrando as pessoas, o estilo de vida, a cultura, a música e a história de Londres. Esses programas serão uma das maiores atrações da BBC nesse começo. Outro programa que os executivos estão orgulhosos por divulgar no Brasil é o Planet Earth Live, um documentário/reality show pioneiro quando se trata em fazer televisão.

Tim Scoones também é produtor do Planet Earth Live, e aproveitou a oportunidade para falar um pouco da grandiosidade do projeto. Ele afirma que a BBC sempre esteve na frente quando o assunto é documentários. Juntando 50 anos de experiência em produções como essa, mais uma equipe enorme com os melhores diretores, editores e cientistas e ainda aproveitando todos os benefícios que a revolução digital trouxe, o estúdio conseguiu lançar um seriado que mostra em tempo real a vida de animais escolhidos a dedo passando por momentos marcantes. Tim afirma que a escolha do mês de Maio de 2012 foi essencial, pois é nesse período que grandes eventos do mundo natural acontecem, como mudanças climáticas e migrações. O objetivo é mostrar como esses animais específicos, que ganharam até nomes individuais, são afetados por essas influências. O programa é o reality show mais literal que existe, fazendo com que a natureza escreva o roteiro da história. Como personagens, temos leões e elefantes no Quênia, macacos na Sri Lanka, baleias no oceano pacífico, ursos pretos nos EUA e suricatos esperando pelo inverno no Deserto do Kalahari.

Tanto Tim quanto Jana foram muito receptivos, e não deixaram assuntos pendentes em suas apresentações. As dúvidas que surgiram pela imprensa foram em sua maior parte querendo saber se séries como Doctor Who seriam exibidas pelo canal, e a resposta foi que eles irão construir melhor a programação conforme o feedback e interesse do público. Outra pergunta foi por que Sherlock começou a ser exibida na segunda temporada, e Jana afirmou que foi para acompanhar melhor a programação britânica, mas que a série será reprisada a partir do primeiro episódio. A BBC HD chega no Brasil com grandes expectativas, e promete muitas atrações. Embora a grade ainda não tenha tantas variedades, vale a pena conferir a programação do canal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: